fbpx

As possibilidades que a internet oferece de aprendizado são infinitas. Um curso de desenho, por exemplo, pode ser feito em pouco tempo e ensinar técnicas que talvez não fossem acessíveis. Se for tudo online é ainda melhor, pois você tem a possibilidade de manter um network a longo prazo, não só entre os colegas da turma, mas também com os professores.

Se você é daqueles que gosta de desenhar, nunca se dedicou e nem teve tempo para aprender ou aperfeiçoar uma técnica que talvez nem sabia que dominava, esse é o momento de se especializar no ramo da arte de desenhar. Seja por medo ou timidez o tempo que não investido nesse talento por ser suprimido com cursos que extraem o melhor de cada aluno.

Muitos dos cursos oferecidos não exigem nenhum tipo de preparação prévia ou pré-requisito, basta uma folha em branco e um lápis e pronto! É possível dar início a uma jornada incrível desenhando e ilustrando livros, apostilas e e-books.

São diversas técnicas que vão desde aquarela até desenhos realistas utilizando apenas um lápis. As possibilidades de misturar materiais também são infinitas, e com programas de edição de imagem, como o Photoshop realçam o resultado final.

Por onde começar?

Antes de se matricular em um curso online de desenho para iniciantes é importante que você tenha o objetivo bem definido. Se for para aprimorar o que já sabe, alguma técnica que gosta e quer saber mais ou apenas começar do zero com a finalidade de utilizar no trabalho ou em algum projeto.

Apesar do investimento ser baixo em um curso online comparado a um curso presencial, de qualquer forma vai ser um investimento, não é mesmo? Logo é preciso que você defina bem o principal objetivo que se pretende alcançar ao finalizar todas as etapas.

Com objetivo definido analise o conteúdo e pesquise mais sobre a trajetória do professor, a qualidade da plataforma que será ofertado todo curso, além de garantir o material necessário para dar início a essa jornada.

Algumas perguntas a fazer inicialmente são: será que realmente você precisa aprender a desenhar? Qual tipo de técnica quer estudar? Onde pretende continuar aprimorando seu traço? Respondidas essas perguntas, mantenha o foco na pesquisa do que mais se aproxima do que você precisa aprender.

Vantagens de um curso online de desenho

Hoje em dia os mangás tem uma aceitação mundial disparada de consumo. Histórias em quadrinhos eternizam muitos profissionais que conseguem desenhar personagens inesquecíveis como a turma da Mônica, de Maurício de Sousa. Público é o que não vai faltar pra gostar desse tipo de história e se envolver com os personagens.

O fato de você se interessar por desenho, pode ser algo que esteja ali guardado há muito tempo, sem perceber que aqueles rabiscos feitos no canto do caderno durante a aula seria algo sinalizando como promissor.  E mesmo você recebendo de amigos próximos elogios do seu simples traço, não acreditava que era um dom. Vai passando o tempo sem aperfeiçoar, perdendo uma grande oportunidade de trabalhar em estúdios ou até mesmo atrasando aquela ideia de montar o próprio local de criação ilustrativa.

O problema da pesquisa pelo curso online ideal é a quantidade de informação oferecida. Se você já tem o hábito de desenhar, fica mais fácil achar o que quer pra se aperfeiçoar. Para iniciantes diante de tanta oferta poderá ficar irritado ao continuar pesquisando sobre esses cursos devido ao excesso de informação.

Encontre seu método de ensino

Especialistas indicam que todo desenhista amador precisa de um método para começar a ter uma estrutura de aprendizado, e que através de exercícios ele possa melhorar e entender como é que realmente desenha e alcança traços impressionantes.

Não há barreiras quando você procura um ensino online com grandes profissionais. Atualmente a oferta em boas plataformas de cursos são inúmeras dando a oportunidade de estudar offline. O ritmo e duração quem determina é você de acordo com disponibilidade na plataforma, alguns aqui indicados são vitalícios e com material para baixar.

Caso não tenha oportunidade de fazer presencialmente, é ideal para pessoas tímidas ficarem mais à vontade estudando em casa. Sem falar na oportunidade de algumas escolas de desenho estarem mais acessíveis através pela internet com inúmeras opções de instrutores, técnicas, com aulas criativas e instigantes.

O custo-benefício em relação ao curso presencial é muito baixo, fica mais fácil organizar o orçamento para cursar uma técnica com determinado professor que você pesquisou e que se aproxima mais daquilo que procura. Tenha acesso a profissionais qualificados e com ótimo portfólio, faça parte de grupos privados, tenha  atendimento vip e personalizado para tirar dúvidas contribuem no processo de aprendizado.

Confira agora os 6 melhores cursos de desenho para você desenvolver habilidades deixadas de lado e que vão te surpreender ao final das aulas com resultados incríveis.

01. Retrato ilustrado em aquarela

Curso que ensina a combinar técnicas tradicionais de Aquarela com retoques no Photoshop. Ministrado por Ana Santos, pintora e ilustradora em Salamanca, na Espanha. O curso é uma continuação para aperfeiçoar a técnica com elementos naturais, combinações de cores, texturas a partir de uma fotografia que em seguida será aperfeiçoada no Photoshop.

Ana Santos é conhecida pelos seus  trabalhos comerciais, desenvolveu ao longo de sua trajetória sua técnica autoral. Ela mostra como é possível entrar no mundo da ilustração e descobrir inúmeras possibilidades com inspiração.

Com exercícios direcionados que se resumirá inicialmente a uma moodboard, o aluno mesmo iniciante, terá informações fundamentais sobre o material necessário e as possibilidades criativas aplicadas aos conceitos de proporção e adequação ao desenho. Tudo bem básico.

Ao todo são 21 aulas com 4h10min de duração, com acesso ilimitado, áudio todo em Espanhol mas com opções de legendas em Português, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Francês. Quase 67 mil alunos já fizeram esse curso.

02. Introdução à criação de personagens estilo cartoon

Desenho animado lembra muito nossa infância. E a chance de aprender a desenhar seu próprio personagem seria uma experiência incrível. Com Ed Vill, ilustrador e designer da Cidade do México, tudo isso será possível com algumas aulas.

Neste curso o aluno terá acesso aos princípios fundamentais para elaborar personagens com características exclusivas bem estilo cartoon. O objetivo é fazer seu auto desenho com todos os traços e personalidade do pés a cabeça.

Direcionado para designers, ilustradores e curiosos da caricatura, o lance é se divertir e se surpreender com o resultado. Ed garante que mesmo sem nenhuma experiência ele mostra o caminho das pedras pra deixar de lado qualquer insegurança em desenvolver esse estilo de desenho. O material:  lápis e papel.

03. Criação de um livro infantil ilustrado

Ministrado por Flávia Z Drago, o curso ensina desenhos ilustrativos que tem como pano de fundo uma narrativa que ao final se transformará em livro pronto para apresentar em grandes projetos editoriais.

Com 19 aulas e 2h20min de duração todo conteúdo é disponibilizado por aplicativo com acesso ilimitado. Já foram mais de 7 mil alunos com lindas ilustrações finalizadas. Voltado para quem tem interesse em projetos de histórias ilustradas, artistas, designers e ilustradores. É necessário ter noções básicas em programas de Photoshop e InDesign.

Flavia desenvolveu toda uma metodologia que ensina os princípios básicos da narrativa dando autonomia para desenvolver seu primeiro livro infantil ilustrado. Durante as aulas toda construção literária tomará forma inicialmente dando vida aos personagens por meio das ilustrações, em seguida as etapas concluídas serão combinadas com o Adobe Photoshop, colorização e design. E por fim com o programa InDesign toda parte escrita para que possa ser apresentado em editais ou editorias.

04. Retrato realista com lápis grafite

Tudo o que será necessário de material neste curso é de uma folha branca e um lápis. São aulas sobre os fundamentos e técnicas para produzir desenhos realistas.

Especialista em anatomia artística, Diego Catalán, vai praticamente pegar na sua mão para ensinar inúmeros conceitos desde a composição, anatomia da cabeça, modelagem e texturas. Quando você menos esperar vai estar desenhando seu auto retrato.

Aulas com 9h30min de duração e 35 módulos, todas disponíveis por tempo ilimitado no aplicativo. Inicialmente será utilizado um modelo vivo para identificar as falhas e detalhes das expressões, e com a prática a reprodução das próximas tentativas podem ser de foto impressa.

05. Introdução à ilustração infantil

Adolfo Serral ensina a extrair a máxima criatividade a partir de ilustrações vivas e memoráveis. Sua trajetória de artista inicia-se com o gosto pela leitura de clássicos, e em seguida a elaboração de personagens com traços marcantes. No curso é possível aprender a colocar em prática a criatividade criando personagens expressivos e de fácil simpatia do público infantil.

O uso de técnicas manuais e tradicionais serão essenciais para a criação do seu primeiro livro infantil ilustrado. Até o final das aulas você terá habilidades para desenvolver uma série de três ilustrações, seja de um projeto ou história com a finalidade de produzir seu portfólio.

O pré requisito é a vontade em aprender a desenhar, se desafiar e ultrapassar bloqueios que impedem a aprendizagem para o novo. O material necessário para esse curso será: um caderno, papéis de diferentes gramaturas, tinta, pincéis, cera, lápis, borracha, óleo, rolo de gravura pequeno, tesoura, cola e acetato. Uma caixa de aquarelas pequena e lápis de cor serão úteis também.

06. Ilustração artística: desenhe seu imaginário

Desenvolvido para pessoas interessadas em desenho e sem exigência de experiência, o professor Fito desenvolveu um método que ensina por meio da ilustração a transparecer a expressão e a criatividade através de uma ideia pessoal. Como resultado, o aluno produz uma ilustração pintada e delineada. A princípio e para facilitar todo processo de criação, Fito pede que transforme um momento ou emoção relevante para que naturalmente todo processo de ilustração aconteça. Material utilizado durante as aulas: lápis, borracha, cartolina, acrílicos, escovas e um marcador ou caneta tinteiro preta.

A ilustração artística é uma arte incrível para expressar emoções e sentimentos de forma prática e leve. Em seu vasto currículo, o artista peruano Fito Espinosa traz com esse curso possibilidades para que os alunos possam traduzir através de imagens simbólicas de fácil compreensão de si e do mundo.

Curso com quase 9 mil alunos inscritos, total de 13 aulas com 1h58 de duração, mais 6 cursos adicionais, tudo online para acompanhar sua rotina e ritmo. Conteúdo disponível no aplicativo, áudio em Espanhol com legendas em Português, Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol e Francês. O acesso é ilimitado.

Profissionais e autodidatas

Há pessoas que se desenvolvem mesmo sem receber nenhuma instrução, simplesmente começam e não param de desenhar. 

Despretensiosamente começa a vontade de desenhar rostos, paisagens e situações utilizando apenas lápis e papel. São chamadas de autodidatas que resumidamente conseguem focar mais no tipo de traço e identificar as técnicas que melhor se aproxima do que gostam.

Geralmente pessoas autodidatas procuram cursos  quando realmente tem interesse em um determinado profissional que contém desenvolve a técnica mais aperfeiçoada.

Mas iniciantes do mundo artístico de desenho não ficam pra trás quando se dedicam, desenvolvem foco e bastante estudo. E com uma tutoria bem direcionada, e conteúdos estruturados conseguem desenvolver um excelente trabalho.

Qual o tipo de técnica de desenho é mais lucrativa?

Na verdade não existe uma técnica que seja mercadologicamente mais do criativa. O que existe são bons profissionais que se dedicam por longos anos aperfeiçoando suas técnicas, seus traços e logo são contratados para desenvolver trabalhos em grandes estúdios ou em grandes empresas.

Desenvolver desenhos artísticos não é de imediato tal lucrativo. É importante se especializar no traço e fazer network que possa comunicar mais possibilidades de desenvolver bons trabalhos e parcerias. Outra possibilidade é participar de editais culturais, concursos artístico, produzir e-book, fazer parceiros com designers, apresentar portfólio em editorias, criar histórias para plataformas digitais e participar de projetos de revistas e livros.

Um portfólio virtual facilitará a divulgação, explore suas redes sociais para que o público possa acompanhar a evolução dos seus traços e dos seus trabalhos. Com o tempo você vai perceber que a sua técnica se tornará valorizada e em pouco tempo retornará financeiramente todo investimento feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + três =