fbpx

Muitas pessoas, quando pensam em procurar algum instrumento para começar a tocar, pensam logo no violão por causa da beleza do seu som e porque ele é considerado a base de qualquer outro.

Normalmente, quem toca qualquer instrumento começou sua trajetória como músico tocando violão, em especial quem gosta de baixo e de guitarra.

É claro que mesmo quem não tem a intenção de trabalhar com música acaba se rendendo ao instrumento pelo simples prazer de conseguir reproduzir por sua conta os acordes das suas músicas favoritas.

Na realidade, tocar violão é considerado um passatempo excepcional e que também ajuda bastante pessoas introvertidas. Afinal, o seu talento musical é uma forma de se mostrar de maneira discreta.

Porém, o que algumas pessoas desconhecem é que é possível aprender violão usando cursos ministrados na Internet.

Esses podem ser cursos de instituições educacionais que usam a rede para essa finalidade ou até cursos ministrados por pessoas que sabem tocar violão e que querem repassar esse conhecimento.

É possível até encontrar cursos de violão online que sejam 100% gratuitos, enquanto outros, apesar de haver mensalidade, têm a vantagem de dar certificado.

O fato é que aprender a tocar o mais básico dos instrumentos se tornou algo acessível para quem pode e para quem não pode frequentar cursos presenciais.

Benefícios do curso de violão online

Ao aprender a tocar esse instrumento usando a Internet, tem-se diferentes vantagens:

  • Liberdade total

Normalmente, os cursos de escolas de música não têm horários específicos de aula. É possível que haja, periodicamente, alguma live que seja importante o aluno acompanhar, mas não é preciso estar sempre logado em hora determinada.

Por isso, pessoas que têm uma rotina muito corrida, mas que querem aprender a tocar violão podem se beneficiar desses cursos!

Basta acompanhar as aulas no momento em que puderem e, claro, testarem todos os acordes e orientações no violão.

É 100% de autonomia com relação ao momento de fazer as lições.

  • Fóruns para discussão

Outra coisa que as escolas de música que dão aulas online costumam oferecer é um fórum de discussões do qual faz parte todos os alunos.

Em cursos presenciais, é comum que as pessoas troquem orientações com os colegas porque não estão compreendendo bem alguma coisa e isso se estende aos cursos online por causa do fórum.

Nele, dá para conversar com outros alunos do curso de violão, expor dúvidas, receber dicas e, claro, fazer amizades.

A utilização do fórum do curso é gratuita porque faz parte do que o aluno pagou como valor total. Por isso, dá para usar o fórum todos os dias, sem nenhuma limitação.

  • Excelente para as pessoas tímidas

Não há dúvidas de que muitas pessoas deixam de tentar aprender violão porque têm vergonha: afinal, e se elas errarem o acorde? E se não conseguirem tocar a música? E se nem mesmo segurarem o vilão direito?

As pessoas tímidas acabam se privando de aprender diversas coisas, mas tocar violão não precisa estar na lista porque os cursos de violão online resolvem esse problema facilmente.

Afinal, essas pessoas farão as aulas práticas sozinhas, em qualquer lugar que estejam, sem ter alguém para ficar prestado atenção, fazer piadinhas ou dar diversos palpites.

Por isso, quem é tímido, mas quer muito aprender a tocar violão pode usar as aulas online como saída!

  • Acesso vitalício

A maioria dos cursos de violão online concede acesso vitalício. Para deixar claro, isso significa que não existe tempo-limite para que todos os recursos sejam acessados e que o aluno pode visualizar cada aula quantas vezes desejar.

Por exemplo: a pessoa que compra o curso de violão online X pode acessar de novo todas as aulas se quiser uma revisão e até meses depois, se tiver esquecido como determinado acorde é conseguido e coisas do tipo.

Dessa maneira, o indivíduo tem o curso PARA SEMPRE! É só ele fazer o login e as lições de violão estarão para sempre disponíveis para ele.

  • Ótimo para aprender todos os tipos de música

O curso online de violão traz todos os principais acordes e eles podem ser reproduzidos em qualquer tipo de música.

Inclusive, há alguns cursos que oferecem lições abrangendo cada vez mais estilos musicais, justamente para que todos os alunos sintam que estão sendo contemplados.

Há até alguns cursos que dão listas de cifras para as músicas mais conhecidas atualmente: dessa forma, existe grande material parta treino no violão.

  • Acesso de qualquer dispositivo

O aluno que quer aprender violão online precisa somente ter internet e qualquer dispositivo que possa ser conectado a ela.

Se o que ele tem é apenas um smartphone, serve. Da mesma forma, os computadores e os tablets também funcionam, sem a necessidade de instalar qualquer programa especial.

Além da internet, a única exigência para que se possa assistir às aulas de violão online é que haja reprodutor de vídeo e saída de áudio.

Melhores cursos de violão online mais populares

Abaixo estão alguns cursos de violão online com diversos valores, além de algumas opções gratuitas.

Quais são os principais materiais para a aula de violão?

Uma vantagem para quem decide fazer curso de violão online é que não existe necessidade de grandes materiais. O básico é o próprio violão: nunca se deve assistir a alguma aula sem que o violão esteja do lado e afinado.

É claro que os iniciantes, muitas vezes, não sabem como fazer essa afinação e é por isso que muitos dos cursos já abordam esse assunto.

Se não for o caso, é possível achar vídeos gratuitos no Youtube que ensinam a deixar o violão totalmente afinado.

É recomendado também ter uma palheta, especialmente no caso de pessoas que têm a unha curta ou que não a querem quebrar.

Além disso, a utilização da palheta é um facilitador: se o dedo for muito grosso, pode ser difícil não tocar sem querer em alguma corda que não faça parte daquela nota, prejudicando o resultado.

Já com a palheta, apenas a corda necessária para aquele acorde será tocada e o som ficará exatamente ao que está descrito na partitura.

Mais um material opcional, mas que é recomendado é a capa para proteger o violão. É claro que muitas pessoas preferem deixar o violão pendurado, até como uma forma de enfeite.

Outras gostam de ter o violão exposto por acha-lo muito bonito, mas tudo isso pode prejudicar a vida útil do instrumento.

Com uma capa, é certo que o violão terá durabilidade muito maior, sem contar que se reduz a quase zero a avaria na madeira ou mesmo no seu braço.

Qualquer violão serve para fazer o curso?

Uma dúvida pertinente de quem quer fazer curso de violão online é a necessidade de ter um violão específico ou não.

Geralmente, a recomendação para os iniciantes é usar o violão simples, mas quem preferir o violão elétrico também pode usá-lo.

O importante mesmo é que esse instrumento esteja devidamente afinado e que as cordas utilizadas sejam de qualidade.

Ao longo do tempo, é comum que as cordas do violão arrebentem e pessoas que usam o instrumento de outras para as aulas precisam ficar atentas à integridade delas. Afinal, se elas estiverem muito finas ou se alguma estiver faltando, não será possível treinar todas as notas musicais.

É recomendado também não improvisar: a corda usada no violão deve ser a específica para esse instrumento e sempre comprada em lojas especializadas.

Quem não possui muito conhecimento sobre instalar essas cordas no violão pode procurar orientações no Youtube ou até nos fóruns do próprio curso.